Bom café!

Café, pão e conversa.

Numa mesa de conversa animada 10 meninas dividem um café cultural com assuntos variados: pedagogia, estudos, moda, sexo, conselhos, gaffes e afins!
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quarta-feira, 9 de maio de 2012

"Até macaco entende isso... menos nós!"


Saber, compreender, apreender, assimilar, aprender.
Nosso cérebro armazena informações de maneiras ainda não totalmente compreendidas e/ou explicadas pela ciência, e a esse processo de armazenamento de informações costumamos chamar de Aprendizagem.
O processo de aprendizagem já foi bastante estudado e discutido por muitos pensadores e ainda é motivo de estudos e pesquisas. Como aprendemos?
No nosso café de quinta-feira passada discutimos alguns nomes bem conhecidos na área da educação: Piaget, Vygotsky e Wallon.
Em nossa ultima aula de Psicologia, muito boa por sinal, tentávamos entender a teoria de Vygotsky.
Muito confuso, já que é oposta, e, no entanto semelhante à de Piaget, buscamos compreender o Sóciointeracionismo Vygotskyano:
Para Vygotsky o conhecimento se dá nas relações com os outros através de que se constroem os conhecimentos. Para ele, "na ausência do outro, o homem não se constrói homem". O homem se desenvolve no meio em que vive, pela cultura em que está inserido e a partir da intermediação de outros indivíduos.
Assim sendo é possível estabelecer que, o homem, segundo Vygotsky aprende constantemente, e que o aprendizado se dá seqüencialmente. Ele cita níveis de conhecimento:
·         Desenvolvimento Real: determinado pelo que o individuo pode fazer sozinho, pelo que ele já possui de conhecimento.
·         Desenvolvimento Proximal: determinado pela distancia entre o desenvolvimento real e o potencial. É aquilo que esta próximo dele aprender mas ainda não aprendeu.
·         Desenvolvimento Potencial: determinado pelo conhecimento que, apesar de ainda não ser dominado, pode ser alcançado através da intervenção de um mediador (alguém que possua esse conhecimento, alguém mais experiente).
 Para Vygotsky o meio em que o sujeito esta inserido é cheio de significações e valores construídos culturalmente e que só possuem sentido devido a isso: ser útil naquela cultura. E que, por isso, o aprendizado só é possível através da ação de mediadores, pois a cultura só se aprende socialmente, no convívio com o outro. Importante destacar em sua teoria:

Filogênese: características específicas humanas.
Ontogênese: Desenvolvimento do ser dentro de sua espécie.  
Sociogênese: história da cultura onde o sujeito está inserido, formas de funcionamento cultural que definem o funcionamento psicológico.
Microgênese: como se dá o conhecimento individualmente. Cada pequeno fenômeno tem sua própria história com resultados diferentes individualmente.

Obs: Este não será um post finalizado, continuaremos após a proxima aula. Sendo possíveis correções.

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