Bom café!

Café, pão e conversa.

Numa mesa de conversa animada 10 meninas dividem um café cultural com assuntos variados: pedagogia, estudos, moda, sexo, conselhos, gaffes e afins!
Seja bem vindo a ler, opinar e participar!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Sequência didática, Plano de aula ou Projeto?


Estamos perdidas... Como diriam os pernambucanos estamos "ariadas"...
Mas achei legal postar o que (acredito) vá facilitar nosso entendimento na aula de Pratica de Ensino: as diferenças entre Plano de Aula, Sequencia Didática e Projeto de Ensino:


PLANO DE AULA

É uma atividade dada em uma única aula. Pode ser avulsa ou estar inserida em uma seqüência didática ou em um projeto. É preciso que o professor tenha bem definidos: o conteúdo que irá trabalhar, os objetivos de aprendizagem, quais recursos serão necessários para desenvolver a aula e a forma que irá avaliar o aproveitamento dos alunos.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA

É uma sequencia de atividades onde a duração pode se estender a algumas semanas de aula. O conteúdo deve ser mais específico que o de um projeto e vai sendo explorado através de atividades seguidas, que aumentam gradativamente de grau de dificuldade e se tornam cada vez mais complexas. 

PROJETO DE ENSINO

É um projeto a ser desenvolvido não apenas em sala de aula e pode contar com o envolvimento de toda a escola ou até dos pais, dos moradores do bairro ou de outros alunos. Por ser de longa extensão pode durar até um ano. Envolve a elaboração de um produto final seja ele um livro, uma exposição, um filme, etc. É sempre voltado para um público alvo e a participação dos alunos acontece em todas as etapas do planejamento e do desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário será bem desde que não seja mal educado, grosseiro ou que contenha teor agressivo.